O Ensino Médio, a Grande Questão

  • Augusto Bastos

Abstract

O ensino médio ainda permanece como o grande nó no âmbito maior da educação brasileira. E preciso buscar modelos, apoiados nos espaços criados pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nos fundamentos do processo técnico-científico, na educação para a ciência, na educação tecnológica e na cultura tecnológica. Tais alicerces devem estar ancorados nas grandes tendências que estão marcando o mundo tecnológico de nossos dias: os novos paradigmas produtivos, a reorganização dos processos de trabalho, a qualificação pela competência e o novo perfil profissional. O modelo proposto, a ser pesquisado, está envolvido em três grandes eixos ou núcleos básicos: o relacionai, o sociocultural e o tecnológico-produtivo.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
01-12-1997
How to Cite
BASTOS, A. O Ensino Médio, a Grande Questão. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 78, n. 188-89-90, 1 Dec. 1997.
Section
Estudos