Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente

  • Celia Frazão Soares Linhares (UFF)

Resumen

Pesquisa a escola noturna, procurando identificar as necessidades e os desejos de seus alunos, e a percepção que os mesmos têm dessas questões;verifica a crise da escola enquanto promotora de um modelo de dignidade e :lionradez antagônico às classes populares, e suas implicações na queStãofeminina e da juventude; e busca detectar nas respostas dos alunos os desafios da homogeneização e os problemas de um Estado que nunca respaldou o bem-estar do mais pobre, verificando que os alunos repetem um discurso liberal, valorizador da escola, enquanto seu comportamento os contradiz, ao relativizar a escola e apontar para um "ensino público de verdade" e "para todos". Abstract This research seeks to identify needs and aspirations of nocturnal Schools students and their ownperception of this educational process as yet. Their answers cover a lot oftopics: the school crisis and itsfailure in promoting the Working class with dignity andpride; the problems and mistakes of homogenization by State officers and theirfailure toprovide the well-being ofthepoorers; students are taughta misleading neoliberal speech magnifying school, while inpractice they continue claiming for a "true public school" and "a school for ali". Implications for youth and specially for young women are derived. Résumé L 'article fait une recherchc an sujet de l 'école de soir, pour identifier les besoins et les désirs de ses élèves et Ia perception que ceux-ci ont de ces questions; il vérifie Ia crise de Vécole tandis que promotrice d'un modele de dignité honnêteté antagonique aux couches populaires et ses implications dans Ia question féminine et de Ia jeunesse; et cherche de trouver aux réponses des élêves les défis d'homogénéisation et les problèmes d'un Etat lequel n'a jamais appuyé le bien être du plus pauvres, constatant que les élèves répêtent un discours liberal, valorisant Vécole, tandis que leur comportement les contredit, en considérant Vécole rélative et en signalant vers "un vrai enseignement public" et "pour tous ". Resumen Investiga Ia escuela nocturna, buscando identificar Ias necesidades y los deseos de sus alumnos, y lapercepción que los mismos tienen de esas cuetiones, verifica Ia crisis de Ia escuela en cuanto promotora de un modelo de dignidady honradez antagônico a Ias clases populares, ysus implicaciones en Ia cuestiónfemenina y de Ia juventud; y busca detectar en Ias respuestas de los alumnos los desafios de Ia homogenización y los problemas de un Estado que nunca respaldo ei bienestar dei más pobre, verificando que los alumnos repiten un discurso, valorizador de Ia escuela, mientras su comportamiento los contradice, ai relativizar Ia escuela y apuntar para una "ensenanza pública de verdad " y "para todos".

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-1992
Cómo citar
LINHARES, C. F. S. Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 73, n. 173, 1 ene. 1992.
Sección
Estudios