Obras raras: Inep recupera coleção do seu acervo
Resumen
Sintetiza a evolução da imprensa e dos fatores determinantes da formação do público leitor no Brasil. Conceitua "obra rara" e aponta os motivos pelos quais a expressão deve ser aplicada com maior flexibilidade na avaliação dos acervos bibliográficos brasileiros. Informa sobre a coleção de obras raras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), destacando a importância de alguns de seus títulos, segundo os critérios empregados pelos bibliófilos. Relata o trabalho de restauração dessas obras, realizado em 1998; revela as condições em que se encontra a coleção e como os interessados podem ter acesso às obras que a integram. Palavras-Chave: obra rara; conceituação; acervo bibliográfico; Inep. Abstract The article synthesizes the evolution of printing press and the determinant factors of the reading public formation in Brazil. It appraises "rare work" and points out the motives at which the expression should be applied with greater flexibility in the evaluation of the brazilian bibliographical lot. It also informs on the rare work collection of the National Institute for Educational Studies and Research – INEP , emphasizing the importance of some of its titles, according to the criterion employed by the bibliophiles. The article finally reports on the restoration of these works, finished in 1998; reveals the collection's condition and how the public can have access to the works that integrate it. Key-Words: rare book; concept; bibliographical lot; Inep.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-06-1998
Cómo citar
CENTRO DE INFORMAÇÕES E BIBLIOTECA EM EDUCAÇÃO, C.-. Obras raras: Inep recupera coleção do seu acervo. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 79, n. 192, 1 jun. 1998.
Número
Sección
CIBEC
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.