Da educação do juízo de gosto
Resumen
Discorre sobre a necessidade do ensino das artes e da sua história na educação. Visa educar o juízo de gosto para assim instrumentar o estudante a identificar a beleza como expressão da totalidade humana. Corrobora a noção de que a formação do cidadão, do artista e do ser emancipado são interdependentes. Define os termos capazes de conferir disciplinaridade ao ensino das artes, ao reconhecer na estética o campo disciplinar que tem como objeto de estudo a práxis humana, quando esta visa objetivar, através da obra de arte, a conjugação das dimensões subjetiva e objetiva, individuais e sociais, ou seja, o ser na totalidade. Situa as categorias citadas: julgamento de gosto, totalidade, belo, autonomia, estética. Sugere um roteiro de leitura da obra de arte inferido das premissas conceituais. Palavras-Chave: estética; belo; gosto; totalidade; autonomia; cidadania. ABSTRACT It discourses on the need to teach art and its history on education. It aims to educate the judgement of taste so that it enables students to identify beauty as an expression of totality. It confirms the idea that the development of citzenship, artists and emancipated human beings are interrelated. It defines the terms that enables to check disciplinarity to the teaching of art in such a way that it recognizes on aesthetics the discipline that has as a subject of study the human praxis when that aims to show, through a work of art, the conjugation of subjective and objective, individual and social dimensions, in short, the human being as a whole. It places the categories already mentioned - judgement of taste, wholeness, beauty, autonomy and aesthetics. It suggests a methodology to read a work of art deduced from the concept premises. Keywords: aesthetics; beauty; taste; totality; autonomy; citzenship.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-1998
Cómo citar
GOROVITZ, M. Da educação do juízo de gosto. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 79, n. 193, 1 dic. 1998.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.