Da educação do juízo de gosto

  • Matheus Gorovitz (UnB)

Resumen

Discorre sobre a necessidade do ensino das artes e da sua história na educação. Visa educar o juízo de gosto para assim instrumentar o estudante a identificar a beleza como expressão da totalidade humana. Corrobora a noção de que a formação do cidadão, do artista e do ser emancipado são interdependentes. Define os termos capazes de conferir disciplinaridade ao ensino das artes, ao reconhecer na estética o campo disciplinar que tem como objeto de estudo a práxis humana, quando esta visa objetivar, através da obra de arte, a conjugação das dimensões subjetiva e objetiva, individuais e sociais, ou seja, o ser na totalidade. Situa as categorias citadas: julgamento de gosto, totalidade, belo, autonomia, estética. Sugere um roteiro de leitura da obra de arte inferido das premissas conceituais. Palavras-Chave: estética; belo; gosto; totalidade; autonomia; cidadania. ABSTRACT It discourses on the need to teach art and its history on education. It aims to educate the judgement of taste so that it enables students to identify beauty as an expression of totality. It confirms the idea that the development of citzenship, artists and emancipated human beings are interrelated. It defines the terms that enables to check disciplinarity to the teaching of art in such a way that it recognizes on aesthetics the discipline that has as a subject of study the human praxis when that aims to show, through a work of art, the conjugation of subjective and objective, individual and social dimensions, in short, the human being as a whole. It places the categories already mentioned - judgement of taste, wholeness, beauty, autonomy and aesthetics. It suggests a methodology to read a work of art deduced from the concept premises. Keywords: aesthetics; beauty; taste; totality; autonomy; citzenship.

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Publicado
01-12-1998
Cómo citar
GOROVITZ, M. Da educação do juízo de gosto. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 79, n. 193, 1 dic. 1998.
Sección
Estudios