O espaço das Conferências Internacionais de Educação (CIEs) da OIE/Unesco e o processo de políticas públicas educativas
Resumen
Analisa o espaço das Conferências Internacionais de Educação (CIEs) organizadas pelo Escritório Internacional de Educação (OIE) da Unesco e sua relação com o processo de elaboração de políticas públicas na década de 90. Duas questões fundamentais orientaram o artigo: 1) como pode ser definido o espaço das CIEs nos anos 90 e 2) como os processos de globalização e interdependência influenciaram essas conferências. As CIEs foram definidas como um espaço de articulação internacional de relações de poder e de debate sobre as linhas de políticas educativas de dimensões contraditórias. Além disso, foi relevante delimitar dois tipos de conferências: estratégica e protocolar. No caso das CIEs realizadas nos anos 90, o tipo progressivamente predominante é o estratégico, não obstante ainda coexistam práticas rotineiras e protocolares. Palavras-chave: contexto internacional; políticas públicas e educação; conferências internacionais. Abstract It analyzes the space of summit meetings and the processes of definition of public educational policies. It is fundamental to mention that the International Conference on Education (ICE) are sponsored by the International Bureau of Education (IBE), which is a department of Unesco. Two guidelines were of main importance in the writing of this article: the dimension and scope of the ICEs in the nineties and the influence and repercussion of globalization in these meetings. The ICEs were defined as an international forum for discussion of diverse educational politics as well as a center comprised of both strategic and protocol-oriented conferences where we find power relations well represented. In the nineties, most ICEs were strategic rather than protocol-oriented. Keywords: international context, public and education politics, international conferences.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-1999
Cómo citar
SILVEIRA, E. C. O espaço das Conferências Internacionais de Educação (CIEs) da OIE/Unesco e o processo de políticas públicas educativas. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 80, n. 196, 1 dic. 1999.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.