As lutas femininas por educação, igualdade e cidadania
Resumen
As mulheres sempre lutaram por direitos que lhes foram negados num mundo construído sob a autoridade masculina. Os vários movimentos feministas mostraram que nessas lutas, além do direito político ao voto, as mulheres reivindicaram educação, instrução, igualdade e cidadania, o que lhes possibilitariam o trânsito da esfera doméstica para o espaço público. Este artigo realiza uma breve trajetória sobre esse movimento baseado nas reivindicações femininas, e conclui que, apesar das conquistas que foram efetivadas, ainda resta muito por fazer nesse plano, no qual a educação desempenha importante papel. Palavras-chave: mulheres; educação; feminismo; cidadania. Abstract Women have always fought for rights that were denied to them in a world built under the masculine authority. Besides the political right to vote, several feminist movements showed that in those fights. Women demanded education, instruction, equality and citizenship, which would facilitate their transition from the domestic sphere to the public space. This article reports a brief trajectory about that movement based on the feminine revindications. It concludes that, in spite of the conquests that were accomplished, there are still much to be done in this area, in which education plays important part. Keyword: women; education; feminism; citizenship.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
ALMEIDA, J. As lutas femininas por educação, igualdade e cidadania. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 81, n. 197, 1 ene. 2000.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.