Ensino técnico-profissional no Brasil e em Portugal na perspectiva da integração regional
Resumen
O estudo comparado de questões contemporâneas do ensino técnico-profissional de um país semiperiférico (Portugal) e de outro periférico (Brasil), com análise de implicações dessa condição, aponta tendências comuns no encaminhamento de reformas e modelos de gestão, que são verdadeiras vertentes do ideário de organismos de pensamento articulado como a Unesco, União Européia e o Bird, mas se constroem em contextos específicos, nos quais a integração regional se realiza de formas diversas, onde as intencionalidades e a sustentação financeira são protagonistas. Raízes socioculturais profundas entrelaçam-se e garantem traços rançosos comuns nesses dois mundos, tais como o paternalismo de Estado e o preconceito contra o trabalho manual; contudo, condições peculiares promovem experiências interessantes para a reflexão acadêmica dos dois países e ensejam a realização de trabalhos cooperativos. Palavras-chave: ensino técnico; ensino profissionalizante; integração regional; reformas de ensino; padrão de gestão. Abstract The comparative study on contemporary issues of technical/professional education of a semi-peripheral country (Portugal) and of a peripheral one (Brazil), with analyses of the implications of this condition, points to common trends on the implementation of reforms and management models, which are true vehicles of the thinking of organisms such as Unesco, EU and Bird, but are built in specific contexts, in which the regional integration is made by diverse ways, where the intentional acts and the financial support are protagonists. Crossed, deep social and cultural roots guarantee common old tracks in these two worlds, such as state paternalism and prejudice against manual work; however, specific conditions promote interesting experiences for academic reflection in both countries and allow them to carry on cooperative pieces of work. Keywords: technical/professional education; regional integration; educational reforms; management models; comparison.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2002
Cómo citar
BUENO, M. Ensino técnico-profissional no Brasil e em Portugal na perspectiva da integração regional. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 83, n. 203-04-05, 1 dic. 2002.
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.