Sobre as políticas públicas de educação na cidade do Rio de Janeiro entre 1922-1935

  • André Paulilo

Resumen

Interroga sobre o alcance das reformas da instrução pública na transformação da cultura escolar brasileira entre 1922 e 1935. Destaca a importância das políticas públicas da educação na cidade do Rio de Janeiro para organizar um sistema escolar nacional. Discorre sobre relatos acerca das experiências de reforma demonstrando a valorização do estatuto estratégico e da prática pedagógica na montagem das políticas públicas. Conclui indicando o modo por meio do qual a reconstrução institucional do aparelho escolar desenvolveu-se como uma política de governo. Palavras-chave: história da educação brasileira; reforma de ensino (história), ensino público; políticas públicas; cultura brasileira. Abstract The article refers to the overtaking of the public instruction reforms in the transformation of the Brazilian scholar culture between 1922 and 1935. It points out the importance of the public politics of the education in Rio de Janeiro city to organise a national school system. It discourses about the accounts of the experience of the reform showing the valorisation of the strategy statute and pedagogic practice in the arrangement of public politics. It concludes indicating how the institutional reconstruction of the school developed itself as a governing politic. Keywords: history of education; educational reform; school culture; public instruction; cultural history.

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Publicado
01-12-2003
Cómo citar
PAULILO, A. Sobre as políticas públicas de educação na cidade do Rio de Janeiro entre 1922-1935. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 84, n. 206-07-08, 1 dic. 2003.
Sección
Estudios