A força das afinidades: estudo sobre a politização do campo educacional brasileiro
Resumen
A partir da análise de artigos publicados em periódicos especializados, a pesquisa investiga as formas assumidas pela politização do campo educacional brasileiro durante os anos de 1978 a 1986. A politização, manifestação de um estado intensamente heterônomo do campo educacional, caracterizou-se, no período, pela aliança ambígua entre educadores e trabalhadores, transfiguração quase irreconhecível das afinidades estruturais entre agentes ocupantes dos pólos dominados, tanto do campo universitário quanto do espaço social geral. Palavras-chave: autonomia universitária; politização; formação de professores; ensino superior. Abstract From analysis of articles published in specialized periodicals, the research investigates the forms assumed by politization from the Brazilian educational field during the years of 1978 to 1986. Politization, manifestation of an intensely heteronomous status of the educational field, as characterized during the period by the ambiguous alliance between educators and workers, transfiguration almost unrecognizable of the structural affinities between occupying agents of the dominated poles both from the academic field and from the general social space. Keywords: educational field; autonomy; heteronomy; politization; structural affinities.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2003
Cómo citar
PEREIRA, G. A força das afinidades: estudo sobre a politização do campo educacional brasileiro. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 84, n. 206-07-08, 1 dic. 2003.
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.