Inclusão: a expectativa do professor quanto ao desempenho acadêmico do aluno surdo
Resumen
Analisa as expectativas dos professores quanto ao desempenho escolar dos alunos surdos incluídos, comparando-o ao dos ouvintes, e, a partir disso, verificar os efeitos para situações de sucesso ou fracasso escolar. Os instrumentos utilizados foram: um questionário, notas acadêmicas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, análise da produção acadêmica e diário de campo. Participaram do estudo 16 professoras de alunos surdos incluídos nas redes de ensino públicas (estadual e municipal) e particular da cidade de São José dos Campos, SP. As professoras avaliaram 32 alunos, sendo 16 surdos e 16 ouvintes. Quanto aos alunos surdos, verificou-se terem demonstrado um desempenho acadêmico inferior ao apresentado pelos ouvintes: as notas por eles obtidas nas duas disciplinas consideradas no estudo foram inferiores às dos alunos ouvintes. Quanto à produção acadêmica e anotações do diário de campo, foi verificado também diferença entre eles, sendo que os surdos demonstraram mais dificuldades que os ouvintes para realizar as atividades. Os resultados mostram que as expectativas dos professores quanto ao aspecto acadêmico desses alunos são compatíveis, ou seja: realmente, os alunos surdos apresentaram um rendimento acadêmico inferior ao obtido pelos ouvintes. Inúmeras são as implicações educacionais desta constatação, tanto no que se refere à formação do professor quanto à prática pedagógica por ele adotada e suas repercussões no desenvolvimento, na aprendizagem e na motivação dos alunos. Para que isso não interfira negativamente no desempenho acadêmico dos alunos surdos, faz-se necessário preparar adequadamente os docentes. Palavras-chave: avalição de desempenho; rendimento escolar; surdos. Abstract The present study aims at analyzing the expectations of teachers in relation to school performance of deaf students, comparing it to hearing students, and to verify situations of school success or failure. The instruments used were: a questionnaire, scores in Portuguese and in Mathematics, an analysis of the academic production and field journals. Sixteen teachers of deaf students of public (state and municipal) and private schools in the city of São José dos Campos/SP participated in the study. The teachers evaluated 32 pupils, being 16 deaf and 16 hearing. Concerning the deaf students, one verified that they presented an inferior academic performance when compared to the hearing ones. The scores achieved by deaf students, in the two disciplines considered in the study, were inferior to the ones achieved by hearing students. In relation to the academic production and notations on the field journal, one verified that there was a difference between these pupils, being that the deaf students had presented more difficulties than the hearing students to carry through academic activities. These results point out that the expectations of teachers in relation to the academic performance of these pupils are compatible, i.e, deaf pupils had really presented an inferior academic performance when compared to the hearing students. There are innumerable educational implications from this result, as much as it relates to teachers' formation, as to their teaching methods and to the repercussions in the development, learning and motivation of the students. In order not to negatively intervene with the academic performance of deaf students, it is necessary to adequately prepare teachers. Keywords: inclusion; deaf students; school performance and expectation.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2005
Cómo citar
LEÃO, A.; COSTA, M. Inclusão: a expectativa do professor quanto ao desempenho acadêmico do aluno surdo. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 86, n. 213/214, 1 dic. 2005.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.