Representações de professores sobre cotidiano escolar
Resumen
Procura compreender a resistência dos professores a um processo de mudança. A pesquisa, realizada em escola estadual de ensino fundamental num município de periferia do Rio de Janeiro, desenvolveu-se em período em que a escola passou por uma série de transformações. A análise da representação dos professores a respeito do próprio professor, do aluno, de seu comportamento, de reuniões, de diretor e de escola e de educação possibilitou desmembrar em dois grupos a categoria de Nildecoff “professor-professor” e construir perfil das categorias professores “outros” e “próprios”: os outros atribuem a outros a responsabilidade pelo processo educacional; os próprios se reconhecem como agentes do processo educacional. Dos 48 entrevistados, 30 ficaram na categoria outros e 18, na categoria próprios. Palavras-chave: prática escolar; democratização da escola; resistência à mudança; delegação de poder. Abstract This study intended to investigate the resistance of teachers to changes in their work environment. The research, developed in a primary public school, in a suburb of Rio de Janeiro, took place in a moment in which a democratic project introduced many changes in the school environment. The ethnographic observations and the analyses of 48 interviews by Bardin’s point of view allowed separate in two Nilkdecoff’s category “teacher-teacher”. The analyses of the teachers’ representations about the principal, the school, themselves, pupils, their behavior, meetings and education made possible to build the profile of the categories ‘others’ and ‘selves’: the first ones don’t feel as if they were responsible for school determinations; the ‘selves’ recognize that teachers and students may determine the orientations of the school development. Among 48 interviewers, 30 were categorized as others while 18, as selves. Keywords: school practices; school democratization; resistance to changes; power transfer.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-06-2006
Cómo citar
MAURÍCIO, L. Representações de professores sobre cotidiano escolar. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 216, 1 jun. 2006.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.