A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior

  • Nelci Janete Nardelli Unioeste

Resumen

Com base na perspectiva teórica da análise do discurso (AD), articulada com estudos da retórica, este trabalho reflete sobre a construção do ethos discursivo que os enunciadores constroem no discurso elaborado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Parte-se da hipótese de que ao instituir a obrigatoriedade da avaliação, o que se materializa por meio da promulgação da lei federal que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o enunciador pressupõe o caráter de coerção que as leis impõem sobre os indivíduos, fator que instaura situações de conflitos e, consequentemente, o surgimento do discurso polêmico, o que se comprova a partir das marcas linguísticas observadas, as quais revelam um ethos positivo do enunciador, que se constrói a partir do ethos negativo do Outro.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-05-2009
Cómo citar
NARDELLI, N. J. A construção do ethos como estratégia argumentativa: a polêmica sobre a avaliação da educação superior. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 225, 1 may 2009.
Sección
Estudios