Explicadoras do Rio de Janeiro: encontros e desencontros em trajetórias profissionais singulares

  • Luiz Mattos Universidade de São Paulo

Resumen

Trata-se de estudo de natureza empírica, com inspiração etnográfica e que tencionou analisar as trajetórias de nove explicadoras, ou melhor, professoras que lecionavam nas suas próprias residências, em locais como salas de jantar, varandas e quintais, para turmas multisseriadas compostas por alunos que estudavam, na sua maioria, da classe de alfabetização à oitava série. Três questões nucleares compuseram o eixo central investigativo do estudo: a) O que eram as explicadoras? b) Como se deram seus processos de socialização na direção do magistério e, posteriormente, do magistério doméstico? e b) Como atuavam nos seus espaços de trabalho? Procedeu-se no início do estudo a uma revisão dos trabalhos do campo da História da Profissão Docente, com o intuito de situá-lo como tal e, por conseguinte, defini-lo como um estudo de um tipo de exercício da docência. Em seguida, a pesquisa apresentou, com riqueza de detalhes, os principais dados colhidos no decorrer das entrevistas exploratórias, das observações participantes e das entrevistas semi-estruturadas – todos esses, instrumentos metodológicos acionados na condução do trabalho de campo. Os processos de socialização das nove professoras, inicialmente na direção do magistério e, posteriormente, na direção do trabalho como explicadoras, foram analisados à luz dos conceitos de habitus e estratégia elaborados por Pierre Bourdieu e interpretados na pesquisa por Nogueira, Lelis e Perrenoud. Os resultados sugerem que, dentro das condições materiais de existência das nove explicadoras, o magistério se configurou como saída possível para suas aspirações profissionais, enquanto que o ofício de explicadora reunia, para elas, condições práticas ideais, uma vez que garantia proventos mensais sem nenhum tipo de desconto e, principalmente, a possibilidade de exercer um ofício podendo administrar o lar e acompanhar de perto os filhos. Com relação à terceira questão da pesquisa, sete eixos temáticos foram forjados a partir da potência dos dados oriundos da empiria. Foram eles: as estratégias didáticas utilizadas pelas explicadoras; as rotinas criadas por elas para darem conta das demandas diárias dos alunos; os recursos por elas acionados para conseguirem atender as variadas solicitações oriundas da pluralidade de seus atendimentos; as relações travadas por elas com as famílias, escolas e alunos; a visão que cada uma delas tinha sobre escola, família e aluno; as diferenças que marcavam o êxito de suas intervenções junto aos alunos se comparadas às escolas e, por último, os sonhos e desejos alimentados por todas elas como mulheres e professoras – todos apontando para o perfil de uma modalidade de exercício da docência e para a singularidade de experiências vividas a partir das histórias individuais de nove mulheres. Cabe ressaltar que o estudo teve condições de detectar um certo esgotamento das possibilidades das famílias em acompanharem a demanda de tarefas propostas pelas escolas para os alunos. Palavras-chave: história da profissão docente, práticas docentes, magistério, docência, tipos de exercício da docência, modos de atuação no magistério, explicadoras. Abstract The study is of an empirical nature, with ethnographic inspiration and it intended to analyze the trajectories of nine "explicators", better saying, teachers who teach in their own residences, in dining rooms, balconies and yards, for classes with students from pre-school to primary school. Three core questions composed the central axis of the study: a) who were the "explicators"? b) how were their processes of socialization in teaching and, later, in home teaching? and c) how they acted in their work environment? In the beginning of the study, one made a revision of the works in the History of Teaching, with the intention to point it out as such and, therefore, define it as a study of a kind of teaching. After that, the research presented, rich in details, the main data gathered from the interviews, from the observations and from the half-structuralized interviews – all these, methodological instruments concerning fieldwork. The processes of socialization of the nine teachers, initially in the school direction, and, later, in the direction of the work as explicators, were analyzed in the light of the concepts of habitus and strategy elaborated by Pierre Bourdieu and interpreted in the research by Nogueira, Lelis and Perrenoud. The results suggest that, within the material conditions of the nine explicators, teaching was a viable path for their professional aspirations, while being an explicator meant, for them, the ideal practical conditions, since they could earn money without tax discounting and, mainly, the possibility to work and to be able to manage their homes and to take care of their children. In relation to the third question of the research, seven thematic axes were forged from the deriving data from the empirics. They are the following: the didactic strategies used by the explicators; the routines created for them to manage the daily demands of the students; the resources set for them in order to take care of the requests deriving from the plurality of their teaching; their relationship with the families, schools and students; the vision that each one of them had about school, family and student; the differences that marked the success of their interventions together with the students when compared to the schools and, finally, their dreams and desires as women and teachers – all pointing to the profile of teaching and to the singularity of experiences lived by the individual histories of nine women. One should point out that the study was in condition to detect a certain exhaustion of the possibilities concerning the fact that the families could not follow the demand of tasks proposed for the students by the schools. Keywords: history of teaching, teachers' practices, teaching, ways of teaching, explicators.

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Publicado
01-01-2007
Cómo citar
MATTOS, L. Explicadoras do Rio de Janeiro: encontros e desencontros em trajetórias profissionais singulares. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 88, n. 218, 1 ene. 2007.
Sección
Estudios