Imagem feminina e maternidade: o concurso de robustez infantil em São Paulo (1928)
Resumen
Analisa a realização de um concurso de robustez infantil em São Paulo em 1928 e relatado na revista O Brasil de Amanhã. O concurso, pela via do discurso oficial vigente, mostrava intenções igualitárias ao aceitar entre os concorrentes as crianças de todas as raças e sexos, desde que fossem robustas, saudáveis e seguissem os padrões de desenvolvimento físico e mental exigido. Inseria, ao mesmo tempo, uma visão de maternidade dedicada a alocar às mães a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seus filhos, construindo uma imagética social voltada para o desempenho do papel materno e a nobreza dessa missão. Palavras-chave: robustez infantil, maternidade, imagem feminina. Abstract The work analyzes a child robustness contest in São Paulo, in 1928, reported in the magazine O Brasil de Amanhã. The contest, officially speaking, showed egalitarian intentions by accepting children of all races and sexes as long as they were robust, healthy and followed the standards of demanded physical and mental development. It inserted, at the same time, a vision of maternity dedicated to give to the mothers the responsibility for the health and well being of their children, building a social image directed towards the performance of the maternal role and the nobility of this mission. Keywords: child robustness; maternity; feminine image.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2007
Cómo citar
ALMEIDA, J. S. DE. Imagem feminina e maternidade: o concurso de robustez infantil em São Paulo (1928). Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 88, n. 218, 1 ene. 2007.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.