Filosofia, psicanálise e educação: o "mestre possível" de adoloscentes
Resumen
O presente artigo tem como escopo pensar uma articulação entre o lugar apontado pela psicanálise como o do "mestre possível" de adolescentes e o papel do professor na comunidade de investigação, no projeto Filosofia na Escola. Segundo uma leitura psicanalítica contemporânea, este lugar é marcado por um discurso do mestre permeado pelo do analista, isto é, por uma disposição de um mestre "não-todo poderoso", sujeito a aberturas, incertezas e dúvidas, trespassado pelo não saber. Defendemos a idéia de que a metodologia trabalhada no projeto Filosofia na Escola, através da comunidade de investigação, pode ser um meio propício para possibilitar o desabrochar desta disposição. Palavras-chave: educação; ensino de adolescentes; filosofia; psicanálise. Abstract The present article aims at thinking an articulation between the place pointed out by psychoanalysis as of the "possible master" of teenagers and the role of the teacher in the community, in the project "Philosophy in the School". According to the contemporaneous psychoanalysis, this place is marked by a speech of the master surrounded by the one of the analyst, i.e., of a "not-so powerful" master, subject to openings, uncertainties and doubts, trespassed by "not knowing". We defend the idea that the methodology worked in the project "Philosophy in the School", through the community, can make possible the development of this disposition. Keywords: education; teenagers education; philosophy; psychoanalysis.Descargas
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Publicado
01-01-2007
Cómo citar
ZANELLO, V. Filosofia, psicanálise e educação: o "mestre possível" de adoloscentes. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 88, n. 218, 1 ene. 2007.
Número
Sección
Estudios
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