Gestão democrática como processo de alteração estrutural
Resumen
Construído a partir de questões discutidas em uma dissertação de mestrado a respeito do princípio constitucional da gestão democrática do ensino público, este trabalho apresenta discussões sobre gestão democrática, autonomia, conselho escolar, participação e tomada de decisão, categorias de análise que contextualizam o tema e orientaram as técnicas utilizadas na investigação. Conclui que a alteração estrutural sem efetiva descentralização, autonomia, formação e recursos demonstrou insuficiência para promover a participação e democratizar o poder nas escolas. Palavras-chave: gestão democrática; autonomia; conselho escolar; participação; tomada de decisão. Abstract Derived from questions debated in a masters dissertation regarding the constitutional principle of the democratic management of the public education, this work presents questions on democratic management, autonomy, school council, participation and decision taking, categories of analysis that contextualize the subject and orient the techniques used in the research. It concludes that the structural alteration without effective decentralization, autonomy, formation and resources were not sufficient to promote participation and to democratize schools. Keywords: democratic management; autonomy; school council; participation; decision taking.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-08-2007
Cómo citar
MONTEIRO, C. Gestão democrática como processo de alteração estrutural. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 88, n. 219, 1 ago. 2007.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.