Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
Resumen
Trata-se de análise do trabalho pedagógico da iniciação ao projeto de arquitetura nas escolas de arquitetura e urbanismo de universidades federais – o principal exemplo é a disciplina de primeiro semestre do tronco de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB). Visa caracterizar os dilemas ou as contradições desse trabalho pedagógico e dar indicações para o seu equacionamento. Percebe-se que tais dilemas surgem de uma compreensão restrita da arquitetura como forma e expressão subjetiva dos agentes envolvidos naquela prática(professor e estudante) e, também, da ausência de uma teoria do espaço social. Essa pedagogia tende a ser passiva, em contrapartida sugerem-se ações pedagógicas para potencializar a capacidade sensitivo-motora e reflexiva dos estudantes no projeto arquitetônico e, também, incorporar a arte como método de ação, a crítica e a participação de agentes como especialistas e "usuários". Palavras-chave: prática pedagógica; ensino de projeto; espaço; projeto e abstração. Abstract The analysis focuses on the pedagogical aspects of the teaching and learning of the architectural design, particularly in the first semester, when students begin to learn the architectural design. The main analysis is the Faculty of Architecture and Urban Planning of the University of Brasília whose target is to point out the dilemmas or problems of that work aiming new ways of dealing with them. The key problem of that approach is the limited architectural practices, which consider architecture as a geometric form (the envelope of the building) and, also, its teaching method. However, the teacher believes that architectural design is an expression of the subjectivity of those agents involved in that process(teachers and students). There is no consideration on the other aspects involved in that work particularly in social space. This is called passive pedagogic. We think that architecture schools can be improved by involving in such process of teaching and learning the arts as an action method, the critics, specialists and users. Keywords: pedagogical work; space; architectural design teaching; project and abstraction.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
29-02-2008
Cómo citar
ALMEIDA, J. Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 88, n. 220, 29 feb. 2008.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.