Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*
Resumen
A partir da identificação dos projetos de pesquisa promovidos pelo Centro Brasileiro e pelos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Inep, entre meados da década de cinqüenta e o início da década de setenta, discuto os seus diversos usos pelo Estado e as suas funções na estruturação do campo educacional brasileiro. Tais usos e funções e suas modificações ao longo do tempo são tomados como expressões do baixo grau de autonomia relativa gozado por este campo no Brasil, sobretudo em uma época em que os cursos de pós-graduação em educação ainda não estavam consolidados no País e eram as instituições oficiais as principais promotoras e financiadoras da pesquisa educacional brasileira. Palavras-chave: pesquisa educacional, política educacional, educação brasileira. Starting from the identification of the research projects developed from the mid-fifties to the early seventies by the Brazilian Center for Educational Research of the National Institute for Educational Research and Studies – Anísio Teixeira (INEP) and its Regional Research Centers, I discuss their diverse uses by the State and their functions in the structuring of the Brazilian educational field. Such uses and functions and their modifications in time are taken as expression of the low degree of relative autonomy of the educational field in Brazil, especially at a period when graduate programs in education were not yet consolidated in the country and the State was the main agency of the Brazilian educational research and its main source of funding. Keywords: educational research, educational policy, Brazilian education.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
30-06-2008
Cómo citar
FERREIRA, M. Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 221, 30 jun. 2008.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.