Representações sociais de jovens sobre a sexualidade – um estudo com alunos de educação básica em Recife-PE
Resumen
O objetivo do presente estudo foi analisar as representações sociais da sexualidade de alunos da educação básica e compreender como estas servem de referência para a produção de subjetividades. Para a apreensão das representações sociais, levantamos os discursos de alunos na faixa etária de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, da escola pública estadual e da rede privada do Recife, acerca da sexualidade. Aplicamos a técnica de entrevista semi-estruturada e definimos a análise de conteúdo para tratar as informações e discursos produzidos pelos alunos. As representações sociais da sexualidade identificadas nos discursos dos adolescentes foram: o ficar; a virgindade; a gravidez na adolescência; e a homossexualidade. Palavras-chave: sexualidade, representação social, organização escolar. This paper intends to analyse social representations of sexuality, as a reference to the production of the self, among students of the Primary/Secondary School. In order to understand social representations, we collected discourses of students ranging from 13 to 17 years old, who were enrolled at public and private schools, located in Recife. Interviews were based on a semi-structured technique, out of a reviously conceived script and define the information collected among students. Social representations of exuality identified at the discourse of the adolescents were the following: brief encounters; virginity; pregnancy and homosexuality. Keywords: sexuality, social representation, self and school organisation.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
30-06-2008
Cómo citar
NOVENA, N. Representações sociais de jovens sobre a sexualidade – um estudo com alunos de educação básica em Recife-PE. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 221, 30 jun. 2008.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.