A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia
Resumen
O presente estudo faz um levantamento das representações sociais de ex-alunos sobre formação de professores e a inserção da pesquisa na formação inicial e na prática docente. Com o objetivo de compreender qual representação de pesquisa emerge de ex-alunos de um Curso de Pedagogia, fez-se uso da técnica do grupo focal e a análise apoiou-se no aporte da teoria das representações sociais e da política de formação de professores no Brasil. Os resultados obtidos apontam contradições na implementação da proposta de “Pesquisa da Prática Pedagógica” (PPP), eixo fundamental do currículo do Curso investigado, ressaltando aspectos voltados ao conhecimento adquirido, ao compromisso e desafios da proposta. Na representação dos ex-alunos, a pesquisa para os professores vai desde uma concepção “simplista” (fragmentada) a uma diversidade de fundamentos epistemológicos, as quais se repetem na apresentada pelos participantes do grupo focal. A pesquisa assume, portanto, relevância tanto na formação inicial para a docência quanto na formação continuada do professor formador. ABSTRACT RESEARCH OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE AND THE POLICY OF FORMATION FOR TEACHERS: KNOWLEDGE, CHALLENGE, COMMITMENT IN THE SOCIAL REPRESENTATION OF EX-STUDENTS OF PEDAGOGY The purpose of this study is to draw a map of the social representations that ex-students of Pedagogy have about the formation of teachers and the inclusion of the research in the initial formation and the teaching practice. The aim is to understand what representation of research comes out from ex-students of a Pedagogy course. It was used the focal group technique to obtain data and the analysis of the information obtained was based on the theory of social representations as well as the Brazilian policy of formation for teachers. The results obtained revealed contradictions in the implementation of the proposal of the “Research of the Pedagogical Practice” – Pesquisa da Prática Pedagógica (PPP) – fundamental axis in the curriculum of the course investigated, regarding aspects such as knowledge, the commitment and challenges of the proposal. In the representation of ex-students, the research for teachers range from naïve (fragmented) to a wide diversity of epistemological principles that are frequently presented by the participants of the focal group. The research assumes, therefore, an important role not only in the initial formation for teaching but also in the continuous formation of formation professors. Key-words: Policy of education; Formation of teachers; Social Representations; Research; Pedagogical Practice.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
29-06-2010
Cómo citar
ENS, R. A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.