As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações

  • Mariana Luzia Corrêa Thesing Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (UFSC), Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
  • Fabiane Adela Tonetto Costas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Resumen

Que ações são necessárias para a efetivação de uma escola, de fato, inclusiva, nos moldes propostos pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil. MEC 2008)? Com base nesse questionamento, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com professores de educação especial atuantes em quatro municípios do Rio Grande do Sul que indicam ações necessárias para a criação de uma nova escola: uma escola inclusiva. A pesquisa, baseada em uma abordagem qualiquantitativa (Marconi; Lakatos, 2009), com a utilização de um questionário disponível no Formulários Google, teve como objetivo conhecer as trajetórias formativas e as características dos contextos de atuação docente desses professores. Com base em referências como Garcia (2013, 2014), Kassar (2014), Michels (2011) e Correia (2010), este texto apresenta parte dos dados coletados na pesquisa e problematiza as proposições dos professores de educação especial para a possibilidade de transformar as escolas em espaços efetivamente inclusivos. Como resultado deste estudo, percebe-se que a maioria dos professores participantes acreditam nos processos de inclusão nas escolas em que estão inseridos; contudo, sinalizam a importância de ações, de diferentes sujeitos envolvidos na educação escolar, para que a proposição de uma escola inclusiva se torne uma realidade.

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Biografía del autor/a

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (UFSC), Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Cómo citar
CORRÊA THESING, M. L.; TONETTO COSTAS, F. A. As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Sección
Estudios