A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola

  • Simone Pozebon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Brasil. 
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Resumen

Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos acerca do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se a partir da proposta de seleção de episódios. Especificamente, a ênfase foi dada às ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.  

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Simone Pozebon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Brasil. 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Cómo citar
POZEBON, S.; ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES, A. A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Sección
Estudios