Contribuições do perspectivismo ameríndio para as pesquisas em Filosofia da Educação

  • Alexandre Simão Freitas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil. 

Resumen

Este ensaio especulativo analisa o papel que sistemas de pensamento não ocidentais podem ocupar nas pesquisas filosófico-educacionais. A intenção é interrogar a maneira como o campo da Filosofia da Educação, no Brasil, tem reconhecido a pluralidade dos modos de pensar. O argumento ancora-se em alguns aspectos da chamada filosofia ameríndia , tematizando uma possível e desejável interlocução com outras vozes e sistemas de pensamento. Nesse percurso, aposta-se na possibilidade de pensar a formação humana sob os traços ainda tênues de uma abertura ao outro enquanto esforço sistemático para promover o diálogo efetivo com diferentes matrizes culturais e epistêmicas.   

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Biografía del autor/a

Alexandre Simão Freitas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil. 

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado
02-08-2018
Cómo citar
SIMÃO FREITAS, A. Contribuições do perspectivismo ameríndio para as pesquisas em Filosofia da Educação. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 252, 2 ago. 2018.
Sección
Estudios