Os objetivos das ações afirmativas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira: a percepção da comunidade acadêmica

Resumen

Estudo de caso único realizado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) federal brasileira. Analisa os objetivos das ações afirmativas nessa instituição com base na percepção de sua comunidade acadêmica. Utiliza o Value-focused Thinking , de Keeney, na abordagem dos objetivos e valores subjacentes às ações afirmativas da IES. Mediante entrevistas em profundidade, análise de documentos e observação direta, foi elaborada uma rede dos objetivos dessas ações afirmativas. O estudo contribui com um tema pouco explorado na academia brasileira, apoiado em uma teoria do campo da estratégia e da tomada de decisão, que enfatiza os valores dos stakeholders para a definição dos objetivos de uma organização. 

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Biografía del autor/a

Rosa Almeida Albuquerque, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Cristiane Drebes Pedron, Universidade Nove de julho (Uninove), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa (Ulisboa), Lisboa, Portugal.

Publicado
09-05-2018
Cómo citar
ALMEIDA ALBUQUERQUE, R.; DREBES PEDRON, C. Os objetivos das ações afirmativas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública brasileira: a percepção da comunidade acadêmica. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 99, n. 251, 9 may 2018.
Sección
Estudios