O lugar da educação literária nas novas orientações curriculares: uma reflexão sobre os caminhos de Portugal e do Brasil
Resumen
Este artigo discute comparativamente a formação do leitor literário nos currículos da educação básica de Portugal e do Brasil e quais estratégias podem ser identificadas nas diretrizes curriculares desses países, a fim de formar um leitor de literatura. Observa que há a introdução recente da educação literária nos documentos portugueses, enquanto, no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a diluem no domínio da leitura. Em ambos os currículos, a noção de gênero preside a aprendizagem, embora em Portugal tal noção seja contrabalançada pela noção de texto complexo, que valoriza o texto literário e evita sua diluição no conteúdo das práticas de leitura e escrita.
Descargas
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.