Interações e intercessões em rodas de conversa: espaços de formação inicial docente
Resumen
Este artigo apresenta ensaio empírico, resultado de intervenção pedagógica, embasado na análise crítica da experiência das rodas de conversas com professores de química em formação inicial de uma universidade privada da região metropolitana da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Procura contribuir com a qualificação metodológica e pedagógica das rodas de conversa como curso de extensão de relação bilateral, expondo reflexões dos sujeitos da pesquisa sobre o ser professor na contemporaneidade. Os dados, interpretados e analisados mediante a Análise Textual Discursiva (ATD) e apoiados em informações quantitativas e qualitativas, foram obtidos dos diálogos nas rodas de conversa, com base em um questionário pré-estruturado. Conclui que os espaços de conversação possibilitaram aos futuros professores a percepção de uma formação crítico-reflexiva na/pela prática pedagógica, para que possam buscar a qualidade e a melhoria em sua formação epistemológica.
Descargas
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.