A análise do trabalho em didática profissional

  • Pierre Pastré Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumen

A didática profissional tem como objetivo analisar o trabalho com vistas à formação de competências. Na origem dessa abordagem, encontram-se duas correntes: a psicologia do trabalho (Faverge, Leplat), que evidenciou a dimensão cognitiva existente em qualquer trabalho; e a psicologia do desenvolvimento (Piaget, Vygotski, Vergnaud), que enfatizou o papel da conceituação na ação. Apresentam-se alguns exemplos de análise do trabalho em didática profissional, mapeando os conceitos pragmáticos que são verdadeiros organizadores da ação, no sentido em que permitem aos atores diagnosticar a situação na qual se encontram. Essa análise só pode ser feita em relação à atividade dos atores; assim, é possível visualizar a estrutura conceitual da situação, mais exatamente a representação que fazem dela. 

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Publicado
18-12-2017
Cómo citar
PASTRÉ, P. A análise do trabalho em didática profissional. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 98, n. 250, 18 dic. 2017.
Sección
Estudios