Design educacional e material didático impresso para educação a distância: um breve panorama

  • Bruna Heinsfeld Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ)
  • Ana Pena Centro Universitário Caratinga (UNEC, Caratinga, Minas Gerais)

Resumen

No contexto da educação a distância, o material didático impresso (MDI) constitui uma das principais mídias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem no Brasil. Contudo, também figura como um dos mecanismos didáticos com piores índices nas avaliações discentes. A partir dessas questões, analisa-se o desenvolvimento do MDI, com base no estudo do corpus , investigando as nuances do design educacional e seus componentes: objetivos de aprendizagem, seções temáticas, atividades, linguagem e imagens. Ratificando a análise, obtêm-se as impressões dos alunos usuários do material acerca desses elementos, a partir de questionário estruturado. Os trabalhos de Barreto et al. (2007), Barreto (2012), Filatro (2009), Filatro e Cairo (2015) e Preti (2010) são utilizados como subsídios teóricos relacionados ao design  educacional. Embora demande adequações aos estudos recentes, o corpus selecionado se mostrou satisfatório quanto à experiência de aprendizagem.  

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Publicado
18-12-2017
Cómo citar
HEINSFELD, B.; PENA, A. Design educacional e material didático impresso para educação a distância: um breve panorama. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 98, n. 250, 18 dic. 2017.
Sección
Estudios