A política educacional do Acre e os resultados do Ideb

  • Joana de Gusmão CENPEC
  • Vanda Ribeiro CENPEC e UNICID

Resumen

Apresenta resultados preliminares de pesquisa que investiga se as políticas educacionais do Acre explicam o crescimento do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e se houve ampliação da equidade na rede de ensino. Compartilham-se aqui a descrição e a análise de parte das informações coletadas sobre a política educacional acreana. Os achados indicam a chegada de novos atores ao poder, que formularam políticas após diagnóstico e análise de testes padronizados. Depoimentos denotam que tais políticas são fruto de estratégia de planejamento, além de terem inserido a escola e a aprendizagem no centro de ações de valorização do professor, melhoria da infraestrutura das escolas, respeito à identidade acreana e fortalecimento da cooperação entre estado e municípios.

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Publicado
14-12-2016
Cómo citar
DE GUSMÃO, J.; RIBEIRO, V. A política educacional do Acre e os resultados do Ideb. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 247, 14 dic. 2016.
Sección
Estudios