Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática

  • Tássia Cristina Pinheiro Universidade do Estado do Pará
  • Fábio José Alves Universidade do Estado do Pará
  • Maria do Perpertuo Socorro da Silva Universidade do Estado do Pará

Resumen

Apresenta análise cognitiva dos registros de representação semiótica produzidos pelos alunos investigados durante atividade de modelagem, abordando a temática do manejo sustentável do açaí – devido ao fato de a cultura desse fruto ser prática predominante na região –, com o objetivo de identificar as dificuldades na aprendizagem de função polinomial do 1º grau. Nas análises realizadas, procurou-se conhecer também a compreensão crítico-social dos alunos diante de sua realidade. A pesquisa abrangeu 24 alunos do 1º ano do ensino médio modular de uma escola pública de comunidade ribeirinha de Muaná-Marajó-Pará. Verificamos como a realidade em que o aluno está inserido influencia positivamente seu aprendizado quando é realizado um trabalho que resgata seus saberes, tornando-o mais participativo e empenhado nas atividades que lhe são propostas.

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Publicado
24-08-2016
Cómo citar
PINHEIRO, T. C.; ALVES, F. J.; DA SILVA, M. DO P. S. Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 246, 24 ago. 2016.
Sección
Estudios