Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores da Rede e-Tec Brasil
Resumen
A docência configura-se como profissão por possuir um corpo de conhecimentos específicos para seu exercício, além de ser aprendida continuamente. Ao longo da trajetória profissional, o docente reinterpreta e amplia saberes da formação inicial e constrói novos por meio da prática e das interações com os alunos. Assim, pode-se pensar a tutoria virtual como uma atividade que contribui para o desenvolvimento profissional docente ao favorecer a construção de saberes pela experiência. O artigo traz resultados de um estudo em que um dos objetivos foi analisar como a atuação na tutoria virtual de cursos de educação a distância (EaD) mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação pode contribuir para o desenvolvimento profissional docente. A triangulação metodológica foi empregada para a investigação que ocorreu em etapas: levantamento e estudo de bibliografia; coleta de dados utilizando questionário, entrevista individual, sessões de entrevistas coletivas e análise de documentação oficial; sistematização e análise dos dados; e divulgação dos resultados. Os sujeitos foram os tutores virtuais de cursos EaD oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio da Rede e-Tec Brasil. Dentre os principais resultados, observou-se que a experiência na tutoria virtual pode ser considerada um elemento que contribui para o desenvolvimento profissional docente, embora gere alguns dilemas.Descargas
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Publicado
14-04-2016
Cómo citar
CHAQUIME, L.; MILL, D. Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores da Rede e-Tec Brasil. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 97, n. 245, 14 abr. 2016.
Número
Sección
Estudios
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