Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas

  • José Lima Severo INEP

Resumen

Apresenta considerações acerca do conceito de educação não escolar (ENE) e, a partir delas, estabelece contribuições críticas ao debate que envolve o reconhecimento e o fortalecimento dos processos educativos que se inserem nesse âmbito, sob o entendimento da pedagogia como ciência da educação capaz de imprimir sentidos pedagógicos nesses processos. Admitindo a existência de dimensões formativas intrínsecas a diferentes relações e processos sociais influenciados por uma nova racionalidade educativa contemporânea, discute a perspectiva da sociedade pedagógica e da aprendizagem ao longo da vida, o lugar da ENE quanto às categorias descritivas do fenômeno educacional e os aspectos que a configura como cenário de práticas pedagógicas fundadas pela práxis da pedagogia. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
24-02-2016
Cómo citar
LIMA SEVERO, J. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 96, n. 244, 24 feb. 2016.
Sección
Estudios