Jogo tradicional-popular e aprendizagem: uma análise teórica das comunicações dos jogadores

  • Rodrigo Wanderley Cruz INEP
  • Pierre Gomes-da-Silva
  • João Magno Ribas

Resumen

Objetiva estabelecer dupla abordagem teórica sobre a comunicação no jogo. Para tal, propomos a praxiologia motriz, com o fim de analisar a lógica interna do jogo, e a pedagogia da corporeidade, com sua analítica existencial do movimento, para compreender o modo de agir dos jogadores. Na especificidade das abordagens, o jogo tradicional-popular recebeu uma análise objetivo-funcional e subjetivo-cultural das ações dos jogadores em sua interação com o ambiente do jogo. Assim, neste ensaio analítico-propositivo, o jogo foi apresentado como situação de movimento privilegiada para os processos de ensino-aprendizagem na escola. 

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Publicado
24-02-2016
Cómo citar
CRUZ, R. W.; GOMES-DA-SILVA, P.; MAGNO RIBAS, J. Jogo tradicional-popular e aprendizagem: uma análise teórica das comunicações dos jogadores. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 96, n. 244, 24 feb. 2016.
Sección
Estudios