Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório

  • Caterine Fagundes INEP

Resumen

Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
25-10-2014
Cómo citar
FAGUNDES, C. Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 95, n. 241, 25 oct. 2014.
Sección
Estudios