Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular

  • Erinaldo Carmo Universidade Federal de Pernambuco
  • José Aercio Chagas Universidade Federal de Pernambuco
  • Dalson Figueiredo Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Enivaldo Rocha Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

É resultado de um trabalho de pesquisa sobre os ensinos médio e superior no País. Aborda o processo de formação na educação secundária e a capacitação deste alunado para o exame de seleção do ensino superior. Descreve e analisa, ainda, as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino universitário, incluindo o ensino público ofertado por meio das esferas federal, estadual e municipal, com atenção aos resultados comparados com os das instituições particulares. Aqui também são observados os novos desafios enfrentados pelo ensino público, compreendendo os principais mecanismos de acesso e considerando a legislação educacional vigente. Por meio de dados oficiais, são estudados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais estabelecidas e a diferenciação entre o ensino da rede pública e o da rede privada, avaliado por meio de exames nacionais. Aqui são identificadas algumas ações fundamentais de valorização e melhoria do ensino médio e do ensino superior, como o investimento na capacitação docente, no incentivo ao discente e no fortalecimento do ensino público.

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Publicado
06-08-2014
Cómo citar
CARMO, E.; CHAGAS, J. A.; FIGUEIREDO FILHO, D.; ROCHA, E. Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 95, n. 240, 6 ago. 2014.
Sección
Estudios