História da pedagogia no Brasil: a contribuição das pesquisas centradas em manuais de ensino
Resumen
Analisa três linhas de pesquisa, desenvolvidas neste século, focadas em manuais de pedagogia em circulação no Brasil. Após descrever seus instrumentos de pesquisa, é discutida a consistência de seus resultados, particularmente no que se refere às classificações dos manuais elaboradas pelas pesquisas. A partir dos tipos de manuais definidos por essas pesquisas, procura-se avaliar as possibilidades futuras desses programas de pesquisa, especialmente no que tange à ampliação de seus recortes temporais e espaciais. Do ponto de vista da história da pedagogia, argumenta-se sobre a maior potencialidade das pesquisas nessa área cuja categorização dos manuais contemple os modelos escolares historicamente adotados pela escola brasileira.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
06-08-2014
Cómo citar
KULESZA, W. História da pedagogia no Brasil: a contribuição das pesquisas centradas em manuais de ensino. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 95, n. 240, 6 ago. 2014.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.