Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos

  • Cleonice Fernandes INEP
  • Paulo Dantas
  • Maria Isabel Mourão-Carvalhal

Resumen

As dificuldades de aprendizagem (DA) apresentam-se como desafio porque dizem respeito a alunos com bom desempenho cognitivo e baixo desempenho escolar, sem razões aparentes, excluída deficiência mental, privações socioeconômicas, perturbação emocional severa ou perda sensorial. Vasta diversidade conceitual inclui teóricos que associam DA com baixo desempenho psicomotor. O objetivo deste estudo foi verificar se há correlação entre DA em cálculo e psimotricidade. Estudo descritivo e transversal com 37 escolares entre 7 e 12 anos com DA em cálculo constou dos testes cognitivo, acadêmico e psicomotor – lateralidade, noção de corpo e estruturação espaço-temporal. Verificou-se desempenho psicomotor bom, embora especificamente o fator espaço/tempo tenha mostrado correlação significativa com o desempenho matemático.  

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2014
Cómo citar
FERNANDES, C.; DANTAS, P.; MOURÃO-CARVALHAL, M. I. Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 95, n. 239, 1 ene. 2014.
Sección
Estudios