Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul

  • Rosangela Fritsch INEP
  • Ricardo Vitelli
  • Cleonice Rocha

Resumen

Tem como objetivo discutir indicadores de qualidade da educação, com ênfase nas taxas de defasagem idade-série no ensino médio, em três escolas públicas estaduais de São Leopoldo. É parte de uma produção de pesquisas do subprojeto Estudo da Evasão no Ensino Médio e Superior em São Leopoldo. Compõe o projeto Observatório da Educação – Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática. Os dados foram coletados em banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nas escolas pesquisadas. A análise descritiva mostra que a defasagem idade-série se acentua conforme se segmenta o público. Existem diferenças quando se comparam resultados entre escola, assim como turnos, séries e condição dos estudantes. Conclui-se que as políticas educacionais são insuficientes ou ineficazes, principalmente por não considerarem as diferenças existentes entre as realidades de seus estudantes.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2014
Cómo citar
FRITSCH, R.; VITELLI, R.; ROCHA, C. Defasagem idade-série em escolas estaduais de ensino médio do Rio Grande do Sul. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 95, n. 239, 1 ene. 2014.
Sección
Estudios