Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira

  • Cristina Coelho Universidade federal Fluminense

Resumen

Analisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.

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Publicado
18-04-2013
Cómo citar
COELHO, C. Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 94, n. 236, 18 abr. 2013.
Sección
Estudios