A universidade na sua constituição: criação, reformas e implicações político-epistemológicas
Resumen
Revisa e apresenta o resultado de estudo bibliográfico sobre os aspectos históricos, políticos e epistemológicos que motivaram a criação, as reformas e o modo de atuação das universidades brasileiras. Aponta aspectos históricos que ajudam a entender a atitude do Estado brasileiro em adotar uma posição de avaliador depois da LDB. Reflete sobre a trajetória da universidade brasileira e diz que houve ações que marcaram o atual ensino superior em nosso País. Conclui que a universidade é uma instituição social não acabada, que continua sendo ressignificada em cada tempo e contexto, tendo em vista os atores sociais, as bases epistemológicas e os condicionantes culturais, políticos e econômicos que a produzem.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
10-01-2012
Cómo citar
VOLPATO, G. A universidade na sua constituição: criação, reformas e implicações político-epistemológicas. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 232, 10 ene. 2012.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.