Representação do trabalho do professor das séries iniciais: a produção do sentido de "dedicação"
Resumen
Resumo Em estudo anterior com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, verificou-se que o núcleo central das representações sobre sua própria identidade profissional era composto por um único elemento: dedicação, um sentido tradicionalmente atribuído pelas professoras ao ser professor. A pesquisa focalizada neste artigo buscou compreender como esse sentido é produzido. Foram realizadas 30 entrevistas conversacionais, seguidas de 4 grupos focais, com professoras de 1ª a 4ª séries de escolas públicas do Rio de Janeiro. A análise dos resultados sugeriu que a idade das crianças e o tempo de permanência da professora com elas, aliados à carência e o desamparo a elas atribuído, parecem desempenhar um papel fundamental na produção do sentido de dedicação. Esse sentido parece se ancorar nos sentidos associados à maternidade, ao cuidar e proteger. Palavras-chave: identidade docente; trabalho docente; representações sociais. Abstract In previous study with 1st to 4th grade teachers, it was verified that the central nucleus of the representation of their own professional identity was composed by the element dedication, a meaning traditionally ascribed to being a teacher. The research focused in this article tried to understand how this meaning was produced. Thirty conversional interviews followed by four focal groups with teachers of public schools in Rio de Janeiro were made. The analysis of the results suggested that children’s age and time of permanence of the teacher with them, in addition to the helplessness attributed to them, seem to have a fundamental role in the production of the meaning of dedication. This meaning seems to be anchored in the meanings associated to motherhood, in taking care and protecting. Keywords: teacher identity; teacher work; social representations.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
11-02-2009
Cómo citar
ALVES-MAZZOTTI, A. Representação do trabalho do professor das séries iniciais: a produção do sentido de "dedicação". Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 223, 11 feb. 2009.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.