Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
Resumen
O artigo relata uma investigação sobre a compreensão e significado que os alunos possuem sobre seus próprios erros e as relações deles com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual do Paraná. As informações analisadas derivam de um questionário e de passagens de aula em que os alunos manifestaram a compreensão dos erros e estratégias de ensino e aprendizagem. As informações indicam que os alunos valorizam o conhecimento matemático, mas denunciam a simples reprodução do conhecimento, a memorização e a prática corretiva dos erros que desestimulam processos operatórios e a mobilização cognitiva.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
11-02-2009
Cómo citar
ROSSO, A.; BERTI, N.; BURAK, D. Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 223, 11 feb. 2009.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.