Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série

  • Ademir Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nívia Berti Professora Estadual no Paraná
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro Oeste

Resumen

O artigo relata uma investigação sobre a compreensão e significado que os alunos possuem sobre seus próprios erros e as relações deles com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual do Paraná. As informações analisadas derivam de um questionário e de passagens de aula em que os alunos manifestaram a compreensão dos erros e estratégias de ensino e aprendizagem. As informações indicam que os alunos valorizam o conhecimento matemático, mas denunciam a simples reprodução do conhecimento, a memorização e a prática corretiva dos erros que desestimulam processos operatórios e a mobilização cognitiva.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
11-02-2009
Cómo citar
ROSSO, A.; BERTI, N.; BURAK, D. Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 223, 11 feb. 2009.
Sección
Estudios