A REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS não pretende ser apenas uma revista a mais no rol, felizmente já numeroso, de nossas publicações periódicas educacionais. Apresenta-se como órgão oficial dos estudos e pesquisas peda-gógicas do Ministério da Educação. Seu papel será reunir e divulgar, pôr em equação e em discussão não apenas os mas gerais da pedagogia mas sobretudo os problemas pedagógícos especiais que se deparam na vida educacional de país.

O Ministério da Educação não pode ser somente uma agencia burocrática, um aparelho de enumeração ou registro das instituições e atividades da educação nacional. Por outro lado não seria mais admissível que as nossas preocupações teóricas se limitassem à divulgação de idéias pedagógicas gerais, tornadas lugares comuns na presente fase da história da educação nova no mundo, distanciados que estamos das primeiras tentativas de renovação das práticas pedagógicas (experiências de Reddie na Inglaterra, de Lietz na Alemanha," de Demolins na França) e transposta que se acha a fase de discussão dos princípios gerais da filosofia e da ciência da educação ( Kerschensteiner, Dewey, Binet, Purkheim, Ferriére, Claparède, etc.) e de fixação das bases dos métodos ativos (método Montessori. plano Dalton, método Decroly, sistema de Winnetka, etc).

Forçoso é observar entre nós mesmos, no âmago da vida escolar brasileira, as nossas direções e práticas, recolher cuida-dosamente os resultados de nossa própria experiência, e tentar fixar, à luz dos princípios gerais hoje indiscutíveis e tendo em vista as experiências de mais expressiva significação dos outros países, os conceitos e normas especiais que devam reger o nosso trabalho nos vários domínios da educação.

Outro objetivo não tem o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos senão este de ser o centro nacional dessas observações e pesquisas. E a publicação que agora se inicia, a REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGÍCOS, se apresenta como um instrumento de indagação e divulgação científica. como um órgão de publicidade dos estudos originais brasileiros de biologia, psicologia e sociologia educacionais e também das conclusões da experiência pedagógica dos que, no terreno da aplicação, trabalham e lutam pelo aperfeiçoamento da vida escolar de nosso país. 

 Rio de Janeiro, 11 de julho de 1944.

GUSTAVO CAPANEMA
MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Publicado: 11-07-1944