É com satisfação que apresentamos a vocês o número 260 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), publicado no contexto ainda difícil da pandemia de covid-19 que impacta fortemente a educação brasileira. Ensino presencial, híbrido, remoto e/ou suspensão de aulas alteram substantivamente a vida escolar em todo o País, exigindo ações político-administrativas e pedagógicas de monta. A escola é solicitada a realizar ações solidárias para acolher e atender demandas da comunidade, em virtude dos efeitos sociais da pandemia. Já nos colocamos a pensar como será a escola após esse período. Como a travessia de professores e alunos pela pandemia afetará os modos de ser e estar na escola? Como os novos desafios se relacionam com outros vividos pelas escolas, por exemplo, a necessidade de consolidação das políticas de educação inclusiva ou a implantação de novas orientações para o ensino médio? Perguntas que, com o tempo, serão respondidas pelas práticas e pelas pesquisas educacionais.  Este número contempla um rico e variado conjunto de artigos, sem tratar propriamente desse contexto, que foram escritos por 37 autores de 11 estados, representando 17 instituições de ensino superior de todas as regiões do País. São dez artigos na seção de estudos e três na seção de relatos de experiências, trabalhos relacionados aos campos da história da educação, da educação inclusiva, da educação superior e da educação de jovens e adultos. Há ainda a resenha de um livro que aborda a liberdade de ensinar.  
Publicado: 29-04-2021

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