É com prazer que apresentamos o número 262 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). Esta edição celebra um conjunto de dez artigos científicos, aportados em pesquisas, e dois relatos baseados em experiências educativas. A despeito de suas singularidades, encontraremos nos textos um fio que entretece uma problemática comum: o compromisso com a educação científica, laica, democrática e humana, bem como a sua defesa. Uma feliz sincronia pode ser vislumbrada com o centenário do nascimento do patrono da educação brasileira: Paulo Freire. É que os textos deste número convergem para o que Freire, na relevante e atualíssima obra Educação como prática da liberdade, ensinava à educação e aos educadores: a democracia e a educação democrática se fundam apenas por intermédio da aposta no ser humano e no seu respeito devido; com suas demandas, seus territórios existenciais, seus problemas com a sociedade, seu trabalho, seu País, enfim, com a própria democracia e a defesa da liberdade de pensamento em busca da justiça social, da igualdade de direitos e da emancipação crítica.