O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar
Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir a questão da avaliação escolar, a partir do enfoque da teoria psicogenética de Piaget. Assim, num primeiro momento, o estudo procura mostrar os usos inadequados dessa teoria quando aplicada à prática pedagógica; num segundo momento, destacando sobretudo o seu caráter epistemológico, busca aproveitar algumas das contribuições piagetianas para a discussão dos problemas da aprendizagem, mais especificamente os que dizem respeito à questão do erro. Abstract This paper aims at discussing the educational evaluation issue based on Piaget's psychogenetic theory approach. Firstly, the study intends to show the inadequate employment of such theory, when applied to pedagogic praxis. Afterwards, emphasizing above ali its epistemological character, it seeks to make good use of some Piaget' s contributions in the question linked to learning problems, particularly those related to the error question. Résumé Cette étude a comme objectif là discussion de là question de l'evaluation scolaire, à partir de l'approche de là Théorie Psychogénetique de Piaget. Dars un premier moment, l' étude cherche de montrer les usagens inadéquats de cette théorie lorsque appliquée à là praxis pédagogique; dans un Second moment, en relevant surtout son caractère épistémologique, il cherche de profiter quelques contributions piagetiennes, pour là discussion des problèmes de l'apprentissage, mais particulièrement ceux qui s'occupent de Ia question de là faute. Resumen Este estúdio tiene como objetivo discutir là cuestión de la Evaluación Escolar, a partir del enfoque de là Teoria Psicogenética de Piaget. Así, en un primer momento, el estúdio busca mostrar los usos inadecuados de esa teoria cuando se aplica a là práctica pedagógica; en un segundo momento, destacando sobretodo su caracter epistemológico, busca aprovechar algunas de las contribuciones piagetianas para là discusión de los problemas de aprendizaje, especificamente los referidos a là cuestión del error.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-06-1991
Como Citar
DAVIS, C.; ESPOSITO, Y. L. O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 72, n. 171, 1 jun. 1991.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.