As Percepções sobre a Causalidade do Fracasso Escolar no Discurso Descontente do Magistério
Resumo
Busca identificar no discurso do magistério suas percepções sobre a causalidade do fracasso escolar na escola pública. Parte do pressuposto de que essas percepções são fundamentadas em representações sociais, modos de compreender e explicar a realidade educacional, que se constituem em guias da ação pedagógica. A pesquisa é qualitativa. Os dados foram coletados em debates com professores oie seis municípios, a quem foram apresentadas estatísticas sobre o desempenho das escolas do município e do Estado. A análise de conteúdo revelou linhas de pensamentos bastante semelhantes em todos os municípios considerados. Cinco categorias de determinantes foram identificadas. Em geral, as percepções docentes deslocam o eixo da causalidade do fracasso escolar para as condições econômicas e sócio-psicológicas da criança e de sua familia, eximindo o professor de responsabilidades. Abstract This study aimed at indentifying in the teachers discourse their perceptions about the causality of academic failure in the public schools. It was based on the assumption that causal perceptions are derived from their social representations, ways to Understand and explain the educational reality, which are guidés of teacher pedagogical behavior. The research was qualitative. The data were collected in debates with teachers from six counties to whom were presented Statístics about the educational performance of the schools in the state and the counties. Content analysis revealed similar thinking in ali six counties. Five categories of determinants were identified. In general, their causal perception place the locus of the causality of school failure in the economic and socio-psychological conditions of the students and their families and exempt teachers from responsibility in the problem. Résumé Cette recherche a envisagé identifier au discours du corps enseignant les perceptions sur là causalité de 1'échec des écoliers à 1'école publique. On a parti de là présupposition de que ces perceptions sont établies à des représentations Sociales, des façons de comprendre et d'expliquer là réalité de Léducation, lesquelles se constituent guidés de 1'action pédagogique, ha recherche a été qualitative. Les données ont été recueillies en débats avec les professeurs de six "municípios" à qui ont été presentes des tableaux statistiques sur là performance des écoles du "município" et de "VEstado". Uanalyse du contenu a révelé des lignes de pensée três semblables dans tous les "municípios" consideres. Parmi les determinants ont été identifiées cinq categories. En general les perceptions du corps enseignant déplacent Vaxe de là causalité de Véchec des écoliers vers les conditions économiques et socio-psychologiques de 1'enfant et de sa famille, en exemptant le professeur de sa responsabilité. Resumen Esta pesquisa ha buscado identificar en el discurso del profesorado Ias percepciones sobre là causalidad del malogro escolar en là escuela pública. Se ha partido del supuesto de que esas percepciones son fundamentadas en representaciones Sociales, maneras de comprender y explicar là realidad educacional, Ias cuales se constituyen en guias de Ia acción pedagógica, La pesquisa fue cualitativo. Los datos fueron reco-lectados en discusiones con profesores de seis "municípios" a quienes fueron presentados mapas estadísticos sobre là actuación de Ias escuelas del "município"y del "Estado". El análisis del contenido ha evidenciado líneas de pensamiento bastante semejantes en todos los municípios considerados. Cinco categorias de determinantes fueron identificadas. En general Ias percepciones docentes transfieren el eje del malogro escolar para Ias condiciones econômicas y sócio-psicológica del nino y de su familia, eximiendo al profesor de su responsabilidad.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-1991
Como Citar
GAMA, E.; LUCAS, L.; SALVIATO, M.; JESUS, D.; CARVALHO, J.; DOXSEY, J. As Percepções sobre a Causalidade do Fracasso Escolar no Discurso Descontente do Magistério. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 72, n. 172, 1 dez. 1991.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.