Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?
Resumo
Analisa a dinâmica que determina a escolha da carreira docente, a partir de representações de um grupo de professores de 1ª a 4ª série, supondo que ela é impulsionada por razões que podem ser circunscritas histórica e geograficamente. Procura primeiramente compreender a lógica das escolhas profissionais, elucidar a noção de carreira e distinguir as motivações que influíram na decisão desses professores ou que os impelem a outras profissões, despertando velhos sonhos e nutrindo novas ambições. Para tanto, constrói um esquema de interpretação, destacando algumas lógicas que orientam o percurso escolar e influenciam os itinerários profissionais: a lógica de integração, relacionada com a imagem de si mesmos; a lógica de profissionalização, associada à sua inserção no mundo do trabalho; e a lógica de transformação, que faz referência à sua função social. Palavras-chave: carreira do magistério; corpo docente; identidade profissional. Abstract His study analyses the dynamic which determine the choice of the teaching career, beginning from a group of primary teachers, supposing it is stimulated by reasons that can be historical and geographically circumscribed. Firstly, we tried to understand the logic of these professional choices. We also tried to elucidate the concept of career and distinguish the motivations that had influenced in these teachers decisions, or that impelled them to other professions, awaking old dreams and feeding new ambitions. To understand this, we built a scheme of interpretation, highlighting some logics that guide the scholastic course and influence the professional journey: the integration logic related to self image: the professionalization associated to work market insertion; and the logic of transformation that makes reference to its social functions. Keywords: teaching career; instructing staff; professional identity.Downloads
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Publicado
01-06-2006
Como Citar
VALLE, I. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 216, 1 jun. 2006.
Edição
Seção
Estudos
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