Recursos didáticos nas aulas de matemática nos anos iniciais: critérios que orientam a escolha e o uso por parte de professores

Palavras-chave: ensino de matemática, ensino fundamental, recurso didático.

Resumo

Este artigo apresenta e discute os critérios considerados pelas professoras/colaboradoras desta pesquisa na escolha e no uso de recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A constituição dos dados constou de três etapas: questionário, observação e entrevista. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se na análise de conteúdo temática. Pela análise, constatou-se que o aluno é o aspecto mais considerado pelas professoras ao optar por recursos didáticos. Verificou-se, ainda, que importantes recursos didáticos, como o ábaco e o Material Dourado, não foram objetos de estudo e reflexões práticas no processo de formação profissional em matemática das professoras dos anos iniciais. Conclui-se que a formação de professores quanto ao uso de recursos didáticos, em especial para o ensino de matemática, passa por problemas e que os critérios relevantes para a orientação da escolha desses recursos para a sala de aula, como conteúdo específico e tendo em vista os objetivos pretendidos, estão sendo negligenciados ou até mesmo desconsiderados.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éderson Oliveira Passos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
09-05-2018
Como Citar
OLIVEIRA PASSOS, ÉDERSON; KOJY TAKAHASHI, E. Recursos didáticos nas aulas de matemática nos anos iniciais: critérios que orientam a escolha e o uso por parte de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 9 maio 2018.
Seção
Estudos