Expectativas com a carreira docente: escolha e inserção profissional de estudantes de Pedagogia

  • Crizieli Ostrovski Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Cintia de Sousa Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI
  • Tânia Raitz Programa de pós-graduação da Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI

Resumo

Estudos dos processos de inserção profissional têm recebido um incremento nos últimos anos do século 21, favorecendo a aparição de um importante corpo teórico e investigador ao redor desse constructo. Universidades, pesquisadores, educadores e orientadores profissionais vêm acumulando experiências e uma vasta produção acerca do tema engendrado por inquietações e pela busca de alternativas para o tratamento da inserção socioprofissional. O artigo analisa as expectativas dos acadêmicos de um curso de licenciatura em Pedagogia, de uma universidade comunitária no sul do País, quanto à escolha profissional e à inserção no mercado de trabalho. Apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta dos dados apoiou-se em um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado a um grupo representativo de formandos do curso de Pedagogia. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram o reconhecimento da escolha profissional dos acadêmicos, identificando suas expectativas positivas quanto à inserção no mercado de trabalho na respectiva área. Algumas informações revelaram pontos negativos em relação ao pouco reconhecimento social da carreira e à baixa remuneração. Nesse sentido, a análise considera uma teia de relações vivenciadas pelos formandos durante esse percurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-04-2017
Como Citar
OSTROVSKI, C.; DE SOUSA, C.; RAITZ, T. Expectativas com a carreira docente: escolha e inserção profissional de estudantes de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 248, 27 abr. 2017.
Seção
Estudos